Banqueta basculante para banheiro. Opção da norma, mas não atende a todos.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

6 de outubro de 2021

Banqueta basculante para banheiro. Esta é uma peça bastante utilizada para a acessibilidade em banheiros, principalmente para servir de assento embaixo do chuveiro. Fica fixada na parede através de parafusos, pode ser dobrada ficando rente à parede para abrir espaço quando não for necessário utilizá-la, pois nem todas as pessoas preferem utilizar este equipamento. É feito de material rígido, na sua maioria metal ou plástico.

É um bom equipamento para atender as necessidades da acessibilidade, porém não consegue atender à todos. Dependendo da estrutura do espaço do chuveiro, pode ser difícil a aproximação de uma cadeira de rodas e daí dificultar a transferência. Deve se pensar, que boa parte das pessoas que necessitam de um assento para tomar banho, tem dificuldade de locomoção, então podem depender de cadeira de rodas e andadores. A dimensão do espaço do chuveiro pode atrapalhar pela delimitação das paredes, mas também pelo box que acaba criando também um espaço restrito. Por isso, muitas vezes o box nem é instalado.

A banqueta fica instalada na parede, mas a água que sai do chuveiro não é direcionada para ela. Então o usuário precisaria se inclinar para frente para alcançar a água, ou trazer ela com as mãos, o que não é nada prático, difícil ou até impossível devido às características da deficiência. Por isso, é importante que os chuveiros sejam de um modelo que a água possa ser direcionada para onde o usuário desejar, e para isso há opções de chuveiros com barras deslizantes ou com chuveirinhos auxiliares. Inclusive, isso já se tornou uma exigência através do Decreto 9.296/2018.

A superfície do assento às vezes é inteiriça, alguns possuem pequenos orifícios ou vãos para escoar a água do chuveiro. Porém nenhuma delas facilita que o usuário consiga lavar os glúteos, parte traseiras das coxas e parte inferiores das costas. Geralmente o usuário tem muita dificuldade de se levantar para fazer esse tipo de lavagem, como idosos, ou pode ser até impossível para pessoas com lesão medular, que não tem movimentos nas pernas. Além disso, essa superfície é dura, e dependendo da pessoa, ficar sentado num lugar desconfortável, mesmo que por poucos minutos, pode causar feridas graves como úlceras de pressão, mais conhecidas como escaras.

Quero reforçar que a banqueta basculante é útil e atende à várias pessoas, porém ela não atende a todas as pessoas. Mesmo com barras de apoio, a banqueta basculante não oferece equilíbrio e segurança, principalmente para aqueles com um maior comprometimento físico, como tetraplégicos. Um equipamento que consegue atender melhor a todos, é a cadeira de banho, que é um equipamento específico para higiene, semelhante à uma cadeira de rodas com um assento de vaso sanitário, e que também pode ser utilizado no vaso sanitário, pois ela tem uma estrutura para aproximação e encaixe. Por isso, a indicação é que, além da cadeira basculante, o estabelecimento tenha também uma cadeira de banho, ou se tiver que escolher entre os dois, a cadeira de banho consegue atender melhor a todos. A cadeira de banho é muito importante e útil, não é o foco do artigo, então por isso terá no blog, um artigo específico para falar sobre ele.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });