Cadeira motorizada sob medida. As regulagens para personalizar sua Divinità.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

20 de novembro de 2021

Cadeira motorizada sob medida. As cadeiras de rodas mudaram muito, desde que eu acompanho esse mercado, quando da minha lesão medular em 2001, onde passei a utilizar esse equipamento de forma permanente. O tempo foi passando, e mesmo que não seja tanto tempo assim, aproximadamente 20 anos, as cadeiras de rodas evoluíram muito. Passaram a ganhar opções para um maior desemprenho e conforto, nas cadeiras de rodas manuais, pelas questões mecânicas, e nas cadeiras de rodas motorizadas, além disso, também na parte elétrica.

Muitas pessoas podem ter gostos e necessidades parecidas, mas no geral todos são diferentes, e por isso não é lógico fazer um único modelo de cadeira de rodas para todos. A Green Innovation pensou nisso, e fez com que a Divinità tivesse opções de regulagem bastante fáceis, onde o usuário consegue mudar sozinho, sem a necessidade de um técnico. Os ajustes reguláveis, basicamente possuem um sistema de trava, com pinos de encaixe e molas, onde você praticamente com um só movimento, puxa ou aperta para destravar, move para a posição desejada, até encontrar o novo ponto de encaixe para travar novamente.

Alguns desses ajustes são de longo prazo, como por exemplo a altura do apoio dos pés, e tem a ver com as dimensões do corpo do usuário. Mas nosso corpo também muda, e por isso pode ser necessário mudanças na cadeira, ou mesmo por uma preferência de mudança de hábito, como mudar o joystick do lado direito para o esquerdo. Outros ajustes dizem mais à respeito ao conforto e funcionalidade em momentos específicos, como por exemplo, poder levantar o braço de apoio para facilitar o processo de transferência.

Conheça um pouco mais sobre alguns opcionais de ajustes que a cadeira motorizada Divinità te oferece.

Profundidade do joystick

A posição do joystick deve estar anatomicamente confortável de acordo com o comprimento do braço do usuário. Da mesma forma como há em carros, o ajuste da distância do banco do motorista em relação à direção, só que aqui a distância é regulada pelo distanciamento da base do joystick, apoiada numa haste tubular, encaixada por baixo do apoio de braços, com um sistema de engate rápido.

Braços de apoio escamoteáveis

Os braços de apoio são muito bons para proporcionar conforto e segurança, principalmente para aqueles que não possuem movimento nos braços. Se ele for fixo, irá dificultar muito para fazer a transferência para a cama, carro ou outro tipo de assento, pois acaba virando uma barreira. Também atrapalha na aproximação em mobiliários, como por exemplo, numa mesa de jantar. É um procedimento que se faz com certa constância, então é importante que tenha essa regulagem bastante fácil.

Lado do joystick

A posição do joystick, tem a ver com qual o lado do braço que o usuário possui maior coordenação, mas pode ajudar em outras situações. Como o acionamento do joystick não requer força, a coordenação pode ser conquistada através de treinos. Quando

Reclino do encosto

O reclino do encosto pode trazer muito conforto, além de questões importantes para a saúde. A Divinità possui 5 ângulos diferentes de posicionamento de seu encosto, que pode ser ajustado com um único movimento, até mesmo pelo próprio usuário. Isso dá muito conforto, para poder se posicionar na hora de assistir um filme no cinema, relaxar no piquenique do parque, ou mudar de posição para aliviar as tensões do corpo, inclusive prevenindo úlceras de pressão.

Altura do apoio dos pés

Dependendo do tamanho do usuário, e do comprimento de suas pernas, será necessária uma altura específica do apoio dos pés. Isso ajuda no conforto e equilíbrio, extremamente importantes. Para novos usuários, essa medida é melhor percebida depois de várias horas de uso e quem sabe alguns testes. Se o apoio dos pés não tiver ajuste, o processo dessa percepção pode ser mais trabalhoso, rendendo várias visitas ao técnico. Sem contar que o nosso corpo muda, e quem sabe um reajuste de medidas possa ser necessária, e numa cadeira de rodas ajustável, isso é muito mais fácil.

Cintas ajustáveis

O encosto e o assento da Divinità é feito com um conjunto de fitas presas por velcros. Por melhor que seja um encosto ou assento em tecido, ele sempre irá lacear, e criar folgas que podem deixar uma postura desconfortável. Nesse sistema, o ajuste pode ser feito muito facilmente, parecido com um cinto de calça, onde você aperta ele e deixa na tensão desejada. Se o sistema não fosse ajustável, quando laceado, o encosto ou assento precisariam ser trocados.

Ainda existem acessórios complementares, que servem para aumentar o conforto ou funcionalidade em situações específicas. Estes, podem até ter funções de regulagem, mas não fazem parte da estrutura básica da Divinità, ao contrário dos citados neste artigo. Como sempre faço questão de comentar, a cadeira de rodas é o objeto de maior importância na vida de uma pessoa com deficiência que depende dela permanentemente, como é o meu caso. Então vale a pena investir em um equipamento de qualidade, pois isto lhe tratá mais conforto, segurança e funcionalidade, resultando em maior qualidade de vida. Um equipamento de qualidade, dura muito tempo e praticamente não apresenta defeitos, então mesmo que possa parecer caro à primeira vista, o valor pago dividido pelos milhares de dias em que ele vai te servir, sem contar as inúmeras experiências que ele vai permitir você vivenciar, no final vale muito a pena.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });