Consultoria em acessibilidade

A experiência de anos de conhecimento sobre o assunto, vivenciado em centenas de locais diferentes, para as mais variadas situações.
Contrate Já
Eu aplico diferentes tipos de consultoria que varia de acordo com a necessidade do cliente. Já prestei consultorias para destinos, estabelecimentos, serviços e produtos, onde cada um tem sua característica e propósito. Isso também determina a maneira como minha consultoria pode ser feita, presencialmente ou à distância.

Basicamente, o meu processo de consultoria passa por três etapas principais

w

Briefing

Inicialmente preparo um briefing, um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento.

Estratégia

Em seguida penso em um plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico, identificado no briefing.

Execução

Para completar, trabalho para fazer com que um projeto seja realizado; realização, aplicação, efetivação da estratégia elaborada na etapa anterior.

Existem quatro grandes áreas que eu trabalho em uma consultoria

Acessibilidade Arquitetônica

Analiso a estrutura do local, pensando na livre circulação da pessoa com o máximo de independência. Faço um planejamento do local pensando na construção de itens como inclinação de rampas, largura de portas, faixa livre ou na adaptação de locais já existentes.

Tecnologias Assistivas

Indico os equipamentos e serviços a serem utilizados para proporcionar acessibilidade. Podem ser complementares à estrutura do local ou serviço prestado, como cadeiras de banho e material em Braille, ou podem ser o fator principal para a acessibilidade como intérpretes de Libras.

Atendimento Inclusivo

Oriento para que o atendimento esteja adequado às necessidades da pessoa para gerar satisfação. Não é só a estrutura física que importa, pois o atendimento sempre está presente de alguma forma. Além disso, reforço que o atendimento adequado também se relaciona à questões de segurança.

Marketing Segmentado

Planejo para que a acessibilidade seja bem informada, de forma acessível e para o público-alvo correto. Se a oferta do local, serviço ou produto não for conhecida, não haverá demanda. Nesta etapa, meu objetivo é informar e atrair o público, e também valorizar a imagem para a sociedade como um todo.

Quem é Ricardo Shimosakai?

Meu nome é Ricardo Shimosakai, sou um especialista em acessibilidade e inclusão, bacharel em turismo e membro de várias organizações reconhecidas focadas na acessibilidade de todos.

Os trabalhos que realizo em diversas cidades e países ao redor do mundo, geram uma experiência incrível para conhecer a diversidade de pessoas, métodos, locais e equipamentos, e tudo isso é aplicado em minhas consultorias.

Além de viver a necessidade “na pele”, o que me proporciona uma visão muito mais fiel da acessibilidade, também sou um estudioso do assunto, sempre à busca de opiniões de fornecedores e usuários, além de ser um curioso por novas ideias.

Quem já contratou Ricardo Shimosakai?

Casos de sucesso

Tumlare sem Fronteiras – França

Acompanhei todo o processo de criação do pacote turístico, avaliação de todo o processo operacional e das campanhas de marketing

Parque Beto Carrero World

Avaliei a parte arquitetônica, equipamentos e atendimento como cliente oculto, e posteriormente fiz um plano de marketing e treinamento dos funcionários

Oktoberfest - São Paulo

Acompanhei a elaboração do projeto, estrutura física e operação do evento, vistoria na montagem no Jockey Clube de São Paulo

Wheel The World - Rio de Janeiro

Acompanhei a equipe na avaliação dos atrativos e serviços turísticos do Rio de Janeiro e figuração nos registros para o material promocional

Depoimentos

Alice Arcuri

Alice Arcuri

Professora do Curso de Turismo UFJF

Ouvir e conhecer o Ricardo é um privilégio e um aprendizado. Esbanja simpatia e competência e nos ensina a repensar tudo… conceitos, visões, ações a respeito do ser humano, um ser que deve sempre ser livre e sonhar em qualquer e toda circunstância da vida….
Izabela Prado

Izabela Prado

Cientista Social

Ricardo Shimosakai é um cara incrível e faz um trabalho fantástico para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. Para mim, não é possível falar em acessibilidade, em Turismo Inclusivo, em luta pelos direitos das pessoas com deficiência sem do Ricardo Shimosakai. Obrigada Ricardo!
Isabel Aguirre

Isabel Aguirre

Gerente - Wheel The World

Fiquei muito feliz por ter conhecido Ricardo na viagem da Wheel The World para o Rio de Janeiro, pois além de ser uma ótima pessoa, ele é muito animado em termos de acessibilidade, o que me ajudou a enriquecer meus conhecimentos a esse respeito.
Walter Cavalheiro

Walter Cavalheiro

Presidente - Oktoberfest - SP

Temos um mundo hoje que cada que vez mais valoriza e apoia iniciativas que se adequem as necessidades de acessibilidade, para nós contar com a consultoria do Ricardo Shimosakai traz aos nossos projetos a tranquilidade em receber nossos visitantes.

Solicite uma avaliação gratuita

11 + 10 =

Pin It on Pinterest

Shares
Share This