Diversidade na Alma. Entenda os benefícios de aceitar as diferenças e variedades.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

23 de junho de 2021

Diversidade na Alma. Eu pensei nessa expressão com a intenção de identificar as pessoas que pensam e tem atitudes voltadas para a diversidade em diferentes aspectos. Quando se fala em diversidade, é comum pensar nela referente às pessoas, pois é um termo que foi adotado no combate ao preconceito e discriminação.

A diversidade de pessoas, toma um destaque grande para o mercado de trabalho e educação. Existe um número grande de grupos sociais, entre eles os mais conhecidos são mulheres, gays, pessoas com deficiência entre outros. Pesquisas mostram que uma empresa que tem um quadro de funcionários diverso, até mesmo incluindo nacionalidades diferentes, áreas de conhecimento variadas, acaba tendo uma produtividade bem mais satisfatória.

Nosso país, é naturalmente um país extremamente diverso, temos inúmeras pessoas de diferentes tipos, o que não é bom, é o preconceito e a discriminação. Isso acaba dificultando muito a chamada inclusão. Por exemplo, eu mesmo já fui descartado em uma oportunidade de emprego, logo após minha lesão, pois o local não era acessível e eu tinha toda a competência para o cargo. Ao invés da empresa se adaptar, eles optaram por não me aceitar, e isso é não aceitar a diversidade.

Mas como disse no início, ao meu modo de ver, a diversidade vai muito além de pessoas. A diversidade na alma, é quando você aceita o diferente, e até mais do que isso, quando você gosta e busca por coisas, locais, experiências diferentes. Eu tenho isso desde criança, mas com o passar do tempo, acredito que isso foi ficando mais forte.

Um exemplo desse tipo de comportamento, é possível enxergar com mais facilidade no turismo. Pessoas gostam de viajar, geralmente para conhecer lugares diferentes, praticar atividades novas, comer comidas típicas que nunca havia experimentado, ou seja, fazer da das coisas diferentes um prazer enorme e inesquecível. Na foto abaixo, mostro uma experiência nova, onde num hotel fazenda, peguei uma cadeira motorizada para me locomover, pois tinha lugares difíceis para me locomover só com a cadeira de rodas manual, e fui alimentar os animais, como o bode que está comendo ração diretamente da minha mão.

Quando vou ao supermercado, muitas vezes procuro produtos diferentes para experimentar, pois acredito que possa haver produtos muito bons, mais gostosos do que aqueles que já conhecemos. E a diferença, pode vir de jeitos diferentes também. Posso experimentar um produto que nunca havia experimentado antes, o que é bastante diferente, mas também posso experimentar um produto que já conheço, como por exemplo, um suco de abacaxi, mas de uma marca que ainda não conheço, pois o sabor às vezes variam de marca para marca, então vale a pena experimentar.

Também disse que uma das coisas que vai contra a diversidade é o preconceito. Esse comportamento é visto como algo muito negativo, mas o preconceito é algo normal, natural e que todo muito possui em algum nível. Se desmembrar essa palavra, seria o pré conceito, a ideia que temos antes de ter o conhecimento verdadeiro. Mas imagine você, numa vitrine de padaria, onde tem um doce lindo que você pensa ser delicioso, apesar de ainda não ter experimentado. Acredite, mas isso é preconceito, mas um pré conceito com uma visão positiva. O preconceito para o lado negativo, atrapalha uma vida mais diversa, como por exemplo a rejeição em comer certo tipo de comida, por achar que ela pode ser ruim, sem sequer ter experimentado.

Ter diversidade na alma também é um aprendizado. E uma das situações em que aprendi a ter a alma mais diversa, foi em relação a filmes no cinema. Eu escolhia os filmes para assistir através de trailers, sinopses e opiniões de críticos. Mas eu percebi, que mesmo tudo isso falando positivamente do filme, tinha alguns que assistia e não gostava. Certa vez, perdi o horário da sessão para o filme que ia assistir, cheguei atrasado no cinema e acabei assistindo outro filme para não perder a viagem. Não parecia um filme legal, mas depois que assisti, foi um dos melhores que já havia visto na minha vida! Percebi, que para saber se as coisas são boas, tem que experimentar, pois só você pode dizer se é bom ou não, e pensando assim me abri ainda mais para a diversidade.

E ter diversidade é um ingrediente muito importante para a acessibilidade e inclusão. Por exemplo, um local que fique num andar superior, e que tenha acesso somente por escadas, acaba sendo muito limitado. Se fosse mais diverso, com elevadores, escadas rolantes e rampas, seria mais acessível e inclusivo. Então quero que você pense, se o modo como você pensa e as atitudes que toma, tem a diversidade presente, e se ela vem de forma natural, pois se você tiver diversidade na alma, te garanto que terá uma felicidade pessoal muito maior, além de ter mais sucesso em sua vida profissional.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });