Empreendedorismo e inclusão: novas possibilidades e mercados.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

24 de dezembro de 2021

Empreendedorismo e inclusão. O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil – MICBR 2021 é um evento de negócios que reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países. A iniciativa é conjunta com a Secretaria Especial da Cultura, por meio de sua Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

A inclusão é um assunto bastante citado pela sociedade como um todo, onde pessoas que antes eram marginalizadas do convívio social, agora se manifestam na exigência de seus direitos para viver com dignidade. Novos empreendimentos praticamente já devem nascer com esse conceito, e outros mais antigos devem se adaptar. Isso pode parecer algo imposto pela legislação, porém para aqueles que tem uma visão mais aberta, e procuram investir com qualidade, conseguem um retorno que em muitos casos, supera a média de mercado.

Para falar sobre o assunto, foram convidados 3 profissionais que trabalham com o assunto, e tem boa experiência prática com casos de sucesso. Ricardo Shimosakai como mediador, e Amanda Tojal e Caco Mattos como oradores. Em comum, também trabalham com a acessibilidade e inclusão no lazer e cultura.

Ricardo Shimosakai é um profissional especializado em acessibilidade, inclusão e turismo, Bacharel em turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Graduado em Educação 4.0. Membro da SATH, ENAT e Instituto Iberoamericano de Turismo Inclusivo, organizações internacionais de turismo acessível. Professor para cursos de Pós-Graduação e MBA na Faculdade Roberto Miranda. Criou a Turismo Adaptado, consultor e palestrante internacional, organizou didaticamente o conceito de Acessibilidade Funcional, onde ensina em seus cursos e treinamentos.

Amanda Tojal é Museóloga e Educadora de Museus. Mestre em Artes e Doutora em Ciências da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Consultora em Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva para públicos com deficiências em museus, instituições culturais e ambientais. Docente de cursos de Formação em Acessibilidade Cultural e Ação Educativa Inclusiva. Curadora Artística e Pedagógica da Exposição Itinerante “Sentir pra Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo”, desde o ano de 2012. Sócia- presidente da empresa Arteinclusão Consultoria em Ação Educativa e Cultural, desde o ano e 2003.

Caco Mattos é ator, palhaço, pesquisador e diretor, desde 2000 vem atuando como artista formador em ações relacionadas com a integração de pessoas com e sem deficiência nas artes. Dirigiu o espetáculo Obstáculos no Festival Internacional de Circo – FIC e Projeto Novos Modernistas – Theatro Municipal de São Paulo, com artistas com e sem deficiência. É artista pedagogo dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil onde, atualmente, integra o projeto Diversidade e Interculturalidade e na elaboração da Apostila do Coração, com jogos e procedimentos com o objetivo de integrar a diversidade humana, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e emocional.

Para quem realmente é empreendedor e quer crescer, pensando em alcançar o mundo, saber trabalhar com acessibilidade e inclusão é ítem fundamental. Eventos internacionais, como Copa do Mundo, Olímpíadas e Fórmula 1, o comprometimento com a acessibilidade é quesito fundamental para você entrar na concorrência para sediar o evento. O mundo está mudando, e novos valores estão surgindo e outros ganhando mais força, e se você não se adaptar à eles, o crescimento de seu negócio será menor do que realmente conseguiria.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Live com AMANDA RIBEIRO

Live com AMANDA RIBEIRO

Live com AMANDA RIBEIRO. A luta para capacitar a sociedade para bem atender as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

ler mais

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });