Formação de Consultores em Audiodescrição, a capacitação de Profissionais.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

12 de maio de 2021

Formação de Consultores em Audiodescrição. Este texto foi elaborado por Ricardo Shimosakai (@ricardoshimosakai) e Mylena Rodrigues (@mynspira) para o Blog de Ricardo Shimosakai. Ambos são especialistas em Acessibilidade e Inclusão e membros fundadores da ABRATURA (Associação Brasileira de Turismo Acessível)

A audiodescrição é uma tecnologia assistiva que transforma imagens em palavras, possibilitando o acesso a informações para pessoas com deficiência visual, pessoas com déficit de atenção, deficiência intelectual, idosos e todas as outras pessoas que possam vir a necessitar desse recurso para serem incluídas nos diversos espaços sociais, de cultura e de politica, sendo assim, a audiodescrição é um recurso de amplas possibilidades de uso.

Todas as pessoas podem ser consumidoras de cultura e podem receber informações acessíveis para que tenham autonomia e independência em suas vidas e suas escolhas, e o aumento do uso do recurso possibilita um crescente numero de pessoas indo a peças de teatro, musicais, espetáculos de dança, espetáculos de circo, shows, stand ups, óperas e outros, assistindo a programas de televisão, exposições em museus, produtos audiovisuais, livros, publicações online e eventos sociais.

Para que o recurso seja disponibilizado, é necessário que se tenha uma equipe qualificada e capacitada de roteirista, narrador e consultor. O consultor geralmente e de preferência, deve ser uma pessoa com deficiência visual, ele precisa ser um profissional que tenha contato com a audiodescrição como usuário e também como avaliador capacitado, para validar o trabalho que está sendo realizado por toda a equipe. Assim, é muito importante e necessário que os consultores em audiodescrição se especializem com cursos e buscas de informações para desenvolverem bons trabalhos.

O profissional que atua como consultor, precisa ter habilidade específica e um olhar que vai além do olhar de um espectador, ele é o profissional que avalia as escolhas do roteirista, ou seja, o roteirista elabora um roteiro usando elementos da tradução, descrevendo espaços, pessoas, objetos que tenham relevância para o entendimento do produto audiodescrito, e então, o consultor avalia a qualidade, a eficiência e a funcionalidade com relação ao publico espectador da audiodescrição.

A opinião de um usuário do recurso de audiodescrição, não substitui o papel fundamental do consultor em uma equipe que realiza esse trabalho.

Para finalizar esse texto, acredito que são etapas do trabalho de um consultor em audiodescrição:

  1. Entrar em contato com o produto sem audiodescrição;
  2. Ter acesso a uma primeira versão do roteiro;
  3. Propor alterações e dialogar com o roteirista, e para isso, registrar as dúvidas e alterações.
  4. Participar de reuniões com o grupo de trabalho.
  5. Acompanhar e avaliar gravações, locução e mixagem.
  6. Para imagens estáticas avaliar a imagem construída mentalmente e dialogar com o audiodescritor para confrontar a imagem descrita com a imagem percebida, além de, conhecer o contexto no qual está inserida, bem como a sua funcionalidade.
  7. Para espetáculos acompanhar ensaios sempre que possível e colaborar durante a execução do serviço de audiodescrição.
  8. Ter acesso a tecnologias como computador ou smartphone com programas sintetizadores de voz, máquina Braille (quando for necessário), programa de edição de áudio, editores de texto, correio eletrônico, telefone e Skype, entre outros possíveis.

Em suma, o consultor deve ser um profissional preparado, buscar se especializar com cursos e ter em mente que é um campo de possibilidades e infinitos aprendizados. Aqui, fiz algumas referencias, sabendo que tudo isso ainda é uma área que pode crescer bastante e se tornar cada vez mais acessível e inclusiva.

Acessibilidade e inclusão

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário