Jogo simula acessibilidade web. Dell cria experiência educativa e divertida.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

12 de abril de 2021

Jogo simula acessibilidade web. O LEAD – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies no Brasil – desenvolveu um jogo virtual, voltado a exemplificar a dificuldade que pessoas cegas ou com baixa visão enfrentam durante a navegação online. Batizado de Empathy Wal, o game permite simular a experiência e tem o objetivo de conscientizar desenvolvedores e empresas sobre a importância de pensar na acessibilidade no momento de criar um site.

Ao iniciar o Empathy Wal, é possível escolher a jornada simulando a navegação sendo uma pessoa de baixa visão ou cega. No primeiro caso, as maiores barreiras de navegação estão relacionadas ao tamanho dos elementos em tela e aos elementos com pouco contraste entre as cores de fundo e o texto, por exemplo. 

Já no caso da pessoa cega, as grandes dificuldades estão em sites que realizam atualização automática, o que prejudica o funcionamento do leitor de tela. Isso acontece porque a cada atualização, a leitura volta para o início do conteúdo. Outros desafios são referentes a ausência de audiodescrição ou texto alternativo em imagens e a sons que reproduzem automaticamente, competindo com os leitores de tela. 

O LIDE lembra que, no ano passado, também desenvolveu a WAL (Website Accessibility Layer), voltada especificamente a tornar as páginas web acessíveis para pessoas com deficiência visual. Atualmente, a solução está sendo testada em sete países da América Latina, além do Brasil, inclusive para apoiar os colaboradores que estão em home office neste período de distanciamento social. 

A Website Accessibility Layer (WAL) conta com mais de 20 recursos que permitem aos usuários com deficiência visual acessarem sistemas web como Salesforce e SharePoint, por exemplo. A solução auxilia também pessoas com daltonismo, com mudança de cores e contrastes, e dislexia, com opções de fontes que auxiliam a leitura. 

Conheça mais o Lead Dell

A partir da ideia de transformar vidas por meio de tecnologia, a Dell idealizou o Lead – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell. O Centro foi fundado em Fortaleza, em 2011, por meio de parceria com grandes instituições de ensino do estado do Ceará e é mantido com recursos de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), conforme a Lei nº 8.248/91, popularmente conhecida como Lei de Informática.

O Lead é formado por uma equipe multiprofissional que valoriza a diversidade e a inclusão. Ao longo de sua história, tem atuado com inovações tecnológicas para apoiar a transformação do mercado e da sociedade. O time trabalha com pesquisa e desenvolvimento de soluções em diversas áreas, como: processamento de linguagem natural, dispositivos vestíveis, inteligência artificial, desenvolvimento de ferramentas web e mobile, utilizando de tecnologias atuais do mercado.Fonte: ipnews

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
" });