Live com PENSAR TURISMO

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

16 de julho de 2021

Live com Pensar Turismo, que é um projeto que tem seu objetivo explícito no nome, o debate entre profissionais de diversas áreas sobre o negócio turismo. As lives buscam criar uma sinergia entre as pesquisas acadêmicas e as práticas do mercado. Buscam sempre pessoas experientes no turismo, para debater sobre alguma temática que tenha relevância no grande universo do turismo. Nesta live, o tema é turismo acessível, e todos os participantes, além de pessoas com deficiência, também são turismólogos, ou seja, possuem graduação no curso superior de turismo.

Temilson Costa é Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Baturité. Sofreu um acidente de moto em 1988 e adquiriu uma deficiência em seu braço direito. Mestrando no PROFEPT – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Tema: A Relação Teoria e Prática na Educação Tecnológica: um estudo de caso no curso Tecnologia em Hotelaria do IFCE Campus Baturité. É Guia de Turismo Nacional, Regional/RN e Roteiros Ecológicos do RN. Coordena o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas do IFCE Baturité e atua como Tutor nas disciplinas Captação e Coordenação de Eventos em Meios de Hospedagens e Projeto Social – IFCE/EAD, são somente algumas qualidades de sua enorme capacidade acadêmica.

Mellina Reis é formada em Turismo e Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Possui uma degeneração na retina, o que fez com que ela perdesse sua visão central (responsável pelo foco). Em 2011 sua visão piorou devido ao surgimento da catarata que vem progredindo, e isso fez com que ela precisasse se readaptar com seu novo jeito de enxergar. Fez reabilitação para aprender a usar a bengala e em março de 2014 passou a ter um cão-guia, uma labradora preta chamada Hilary. Ela trouxe muito mais autonomia e melhorou sua autoestima, e agora Mellina não tem mais receio de ir a algum lugar novo sozinha, e compartilha suas experiências através do 4 Patas Pelo Mundo.

Ricardo Shimosakai é um profissional especialista em acessibilidade e inclusão. Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, trabalha desde 2004 com acessibilidade na área. Presidente da ABRATURA (Associação Brasileira de Turismo Acessível), membro da Red Iberoamericana de Turismo Accesible, SATH e ENAT, organizações internacionais de turismo acessível. Consultor e palestrante internacional e docente em cursos de Pós Graduação e MBA da Faculdade Roberto Miranda. Criou a Turismo Adaptado e organizou didaticamente o conceito de acessibilidade funcional, onde ensina em seus cursos online.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Live com PARADESPORTO TV

Live com PARADESPORTO TV

Live com PARADESPORTO TV com a participação de Mellina Reis, Claudia Peralta e Ricardo Shimosakai, profissionais para o turismo inclusivo.

ler mais
Live com TÂNIA BENEGAS

Live com TÂNIA BENEGAS

Live com Tânia Benegas. Especialista na área da educação, também faz parte do Rotary Club e do Grupo Mulheres do Brasil, de olho na inclusão.

ler mais
Live com MYLENA RODRIGUES

Live com MYLENA RODRIGUES

Nesta live com Mylena Rodrigues, um bate papo com Ricardo Shimosakai, trocando ricas experiências de dois profissionais da acessibilidade

ler mais

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });