A exposição permanente Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” foi inaugurada em 2009, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O espaço contempla, através de fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos, a história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, iniciado nos anos 80. Conta com 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem às pessoas com deficiência visual o conteúdo dos painéis.

Um dos destaques é a Sala Preparatória dos Sentidos, um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor, onde se espera que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato.

O ano de 2016 será marcado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e pensando nisso, o Memorial da Inclusão realiza a exposição Jogos Paralímpicos – Espírito em Movimento, até 26 de fevereiro. Trata-se de 22 painéis que trazem o conceito do termo “paralimpíada”, cita modalidades existentes e destaca atletas brasileiros vencedores de medalhas de ouro e principais precursores no Brasil.

A exposição foi idealizada pela Virada Inclusiva de 2015, ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e aborda uma narrativa histórica sobre as Paralimpíadas, desde as primeiras disputas esportivas com a participação de soldados que ficaram com deficiência na 2ª Guerra Mundial até a atualidade, quando o Brasil se torna uma potência nos Jogos Paralímpicos e sedia os jogos em 2016, no Rio de Janeiro.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiêmcia/Revista D+

Pin It on Pinterest

Shares
Share This