Portas corta fogo acessíveis a todos. Numa emergência, isto pode significar uma vida.

por | 28 jan, 2013 | Turismo Adaptado | 3 Comentários

Quando pensamos em dispositivos e recursos de segurança, quase sempre estamos em situação segura e muito diferente de uma situação de emergência ou perigo quando tudo está mais difícil seja pela rapidez, seja pela limitação de movimentos ou mesmo pela falta de visão num momento de risco de vida.

Por isso, quando planejamos sistemas ou ítens de segurança, devemos pensar também nos fatores “tempo de resposta”, limitações físicas, acessibilidade e facilidade de uso pois numa situação de emergência, alguns segundos podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Esse aspectos a serem pensados são principalmente ligados às limitações físicas das pessoas, não só nas situações de emergência, mas suas limitações normais como altura, força muscular e outras limitações de crianças, idosos e até adultos.

porta de saída de emergência acessível - A porta com sistema de abertura para fora, facilita em caso de pânico e também na questão da acessibilidade

A porta com sistema de abertura para fora, facilita em caso de pânico e também na questão da acessibilidade

Um bom exemplo disso são as portas “corta fogo” ou as portas com maçanetas de emergência que nem sempre são eficientes numa situação crítica pois ficam muito altas para crianças e até para adultos que estejam agachados devido à fumaça de incêndio.

Essa é a proposta do designer Coreano Chen Guan-Yuan que criou uma maçaneta para portas de emergência vertical que pode ser acionada da altura das mãos até o chão.Isso resolve o problema e as dificuldades de crianças, pessoas de baixa estatura, cadeirantes e até de quem está agachado devido à fumaça de incêndio que fica sempre na parte superior do ambiente.

Mas, você deve estar pensando: “É muito simples, por quê ninguém pensou nisso antes ?”.

Isso é exatamente o diferencial de um ítem de segurança planejado de verdade, usando situações reais de emergência onde as mais simples limitações podem ser grandes obstáculos à sobrevivência.

Fonte: Tecnisa Idéias

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

3 Comentários

  1. Regina Cardona

    Muito bom Ricardo, como sempre consegues mostrar que os itens construtivos mais simples são aqueles que trazem os melhores resultados. Abraços. Regina Cardona

    Responder
    • Ricardo Shimosakai

      Ainda mais agora, com a tragédia da boate Kiss em Santa Maria chamando a atenção de todos, também seria hora de pensar em relação à segurança da pessoa com deficiência em caso de emergência.

      Responder
  2. womens red sox sweatshirts

    This is one of several motives why I keep returning to this web page. This blog post is loads of advise and I can’t wait to get started on using them. I like how it is visible that you took a great number of time and effort in research. I never enjoy it when I continue reading posts that are 500 words long but are wanting in content. It is like they just want to reel you in and they’re not really offering something compelling. So thank you!

    Responder

Deixe uma resposta

banner lateral acervo digital acessibilidade e inclusao no turismo
Booking.com
Book Hostels Online Now

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
%d blogueiros gostam disto: