Prêmio Alexa de Acessibilidade. Skills pensados para a pessoa com deficiência.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

02/15/2021

A tecnologia cada vez está presente na vida das pessoas, e as pessoas com necessidades específicas, entre pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, entre outras, tem tido cada vez mais visibilidade na sociedade. Então como consequência, a tecnologia cada vez mais pensa em beneficiar esse público.

Apesar de perceber a necessidade de um mundo mais acessível e inclusivo, este assunto ainda não é bem conhecido, e a busca por soluções ainda é tímida. Felizmente, aos poucos as empresas estão percebendo a necessidade de oferecerem produtos e serviços acessíveis, beneficiando uma grande parcela do público que podem ser seus consumidores.

O que é Alexa?

Alexa é o nome da assistente virtual da Amazon, introduzida em 2014 junto com o Echo, sua primeira caixa de som inteligente. Diferente do que Apple, GoogleMicrosoft faziam até então, com Siri, Google Assistente e Cortana, a Alexa já nasceu com foco em atender o usuário nas tarefas do dia a dia, principalmente se forem compras na loja.

Assim como suas concorrentes a Alexa é uma assistente conversacional, capaz de entender contexto até certo ponto e executar tarefas simples, como configurar alarmes, informar a situação do trânsito ou a previsão do tempo, executar uma lista de músicas ou reproduzir podcasts. Mas, por não estar atrelada a um sistema operacional, a Alexa é compatível com Android, Windows 10 (a interação com o iPhone é mais limitada, mas existe), além de ser capaz de se conectar a uma vasta gama de dispositivos de terceiros.

Como funciona a Alexa?

Basicamente, é necessária uma palavra de ativação para despertar a assistente e depois pedir o comando. Essa palavra de ativação pode ser configurada para “Alexa”, “Amazon” ou “Echo”. Assim, os microfones ficam sempre atentos para ouvir se o usuário vai executar um comando.

Então, como nas demais assistentes virtuais, quando a palavra de ativação é dita, basta prosseguir com a solicitação. Exemplo:

“Alexa, defina um alarma para amanhã, às 3 da tarde.”

Esses pedidos são gravados e enviados para os servidores da Amazon, nos quais é feito o processamento da solicitação e, depois, devolvidos ao usuário. Tudo acontece rapidamente.

O que são Skills?  

Uma Skill, basicamente, é um aplicativo desenvolvido para a plataforma Alexa, semelhante aos aplicativos de celular, que torna a Alexa cada vez mais inteligente. Skills disponíveis para a Alexa vão desde um simples jogo de perguntas para crianças até uma automação residencial como acionamentos de luzes, ar-condicionado, dispositivos de áudio, entre outros.

As Skills são chamadas por um nome definido ao instalar no dispositivo— assim como a Alexa é ativada por comandos de voz “Alexa” –, necessitando apenas de uma conexão à internet para a sua execução. Por debaixo dos panos, os servidores da Amazon executam as tarefas complicadas e retornam uma resposta de execução para a Alexa. Todo esse sistema foi pensado para não ocorrer uma limitação de Skills instaladas por causa de falta de armazenamento, já que estão todas na Nuvem.

Cadeirante toca guitarra, com parede ao fundo com mais 6 guitarras penduradas

Prêmio Alexa de Acessibilidade

A Amazon Alexa, em parceria com o Instituto Jô Clemente, a Fundação Dorina Nowill para Cegos e a AACD, lançou o Prêmio Alexa de Acessibilidade, um programa de incentivo para encorajar desenvolvedores a criarem skills de Alexa para auxiliar na inclusão e no bem-estar de pessoas com deficiência.

“Nosso período de elegibilidade chegou ao fim e queremos que você conheça as 10 skills finalistas. Essas skills se destacaram pela sua qualidade de design, desenvolvimento, usabilidade, criatividade e pelo seu impacto na comunidade de pessoas com deficiência”, diz nota da Amazon.

A final foi no início de fevereiro e os finalistas fizeram uma curta apresentação para uma banca de jurados, onde podiam ganhar prêmios em dinheiro, dispositivos e ainda escolher ONGs para que a Amazon faça uma doação que totaliza R$100 mil.

Vencedores do Prêmio Alexa de Acessibilidade

Memória Sonora (primeiro lugar)

Jogo da memória suportado exclusivamente por voz que, além de seu potencial inovador, pode ser uma ferramenta promissora de reabilitação cognitiva. Pode, também, ser utilizado por pessoas com deficiências visuais.

Ative a Skill

Onde Guardo Isso? (segundo lugar)

Skill auxilia pessoas com deficiência intelectual e visual a lembrar onde cada objeto é guardado ou deve ser colocado. Pessoas que convivem ou prestam serviço para essas pessoas também podem usar a skill para guardar as coisas no mesmo lugar.

Ative a Skill

Localizador de Ônibus SP Acessível (terceiro lugar)

A skill tem as seguintes funcionalidades : chegada em minutos do próximo ônibus e se o mesmo é acessível (elevador), endereço do ponto de ônibus, pesquisa de quais ônibus passam no ponto em que o usuário se encontra e destino de cada ônibus.

Ative a Skill

Mãe cega coloca a filha para dormir, e na cabeceira da cama, um echo dot

Finalistas do Prêmio Alexa de Acessibilidade

A Arte Além da Visão 

Skill elaborada para a inclusão de pessoas com deficiência visual na apreciação de obras de pintura. Skill contém um catálogo de obras com descrições retiradas de museus e algumas elaboradas com Eli Lara, que é professora de história da arte e mestre em literatura.

Ative a Skill

Guia de Tarefas 

Skill desenvolvida com o intuito de auxiliar pessoas com deficiências intelectuais a realizarem tarefas que exigem várias etapas. O foco é incentivar e dar espaço para que essas pessoas tenham mais autonomia em suas atividades do dia a dia.

Ative a Skill

Jogo do Braille 

Jogo interativo para auxiliar pessoas com deficiências visuais a memorizar as letras do alfabeto e números em braille. A skill também poder ser invocada para explicar para o usuário como funciona a escrita em braille, sua origem, quem foi Louis Braille e quem foi Dorina Norwill.

Ative a Skill

Mais Acessibilidade 

Jogo de Verdadeiro ou Falso que leva conhecimento, informação e educa sobre acessibilidade.  A skill dá informações científicas e sociais, diverte, engaja e responsabiliza todas as pessoas que têm vontade de aprender sobre acessibilidade. 

Ative a Skill

Meu Mapa 

Skill de localização e mapas capaz de dizer ao usuário onde ele se encontra e proporcionar que pessoas com deficiências visuais busquem por locais específicos, como supermercados, restaurantes, padarias etc e naveguem até o local.

Ative a Skill

Vagas PCD 

A skill contribui com informações úteis e complementares de quais vagas estão dispoíveis no mercado brasileiro para pessoas com deficiência. Enviando para o e-mail da mesma  e os links das vagas.

Ative a Skill

Viagem Virtual

Skill contribui para a inserção de pessoas com deficiência visual através de áudio-descrição, permitindo que a pessoa viaje virtualmente até o local e contando detalhadamente toda a ambientação do lugar escolhido. 

Ative a Skill

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
" });