Pronto socorro de pneu furado. Prevenindo e solucionando imprevistos.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

30 de junho de 2021

Pronto socorro de pneu furado. Imprevistos sempre podem acontecer, até por isso tem esse nome, é algo que não podemos prever, e que nos pega de surpresa. Um dia, quando eu fui passear e fazer compras, senti que minha cadeira de rodas estava bastante pesada para empurrar. Podia ser que eu não estava tão em uma boa forma física, ou senão, como às vezes acontece, o pneu havia esvaziado um pouco, o que é normal.

Quando fui dar uma olhada, a roda estava encostando no chão, e o pneu totalmente vazio. Como eu estava em uma loja de material esportivo, fui até a seção de bicicletas, onde havia bombas de ar, e tentei inflar o pneu de novo. Parecia que tinha dado certo, mas depois de um tempo curto, o pneu já estava esvaziando de novo, então percebi que havia algum problema na câmara de ar.

Numa emergência dessa, eu voltaria pra casa ou procuraria algum borracheiro para ver o que aconteceu. Mas eu tinha deixado meu carro estacionado em um shopping center em um outro local, e voltar caminhando com o pneu naquele estado, poderia entortar a roda. Como eu já conheço essa loja, e sei que eles tem um local de pequenos serviços técnicos ao cliente, fui buscar ajuda.

As rodas da minha cadeira de rodas, tem um sistema de fácil engate, e com um simples apertar de botão, você consegue tirar e colocar as rodas traseiras. Mas sem as rodas, a cadeira ficaria sem apoio, e para mim, seria um pouco arriscado passar para um outro banco ou assento, que não tivesse o conforto da almofada que eu utilizo, que possui uma confecção especial para pessoas que ficam muito tempo sentadas.

Então eu perguntei se eles tinham uma caixa ou suporte, pois poderia servir de apoio nessa parte onde a roda seria retirada. Eles trouxeram uma espécie de caixa de ferro, com uma altura bem próxima do eixo da cadeira onde a roda se conecta , então ficou ótimo.

Depois de uma análise técnica, descobriram que havia um rasgo bem na base do bico da câmara, e que praticamente era um diagnóstico de perda total, pois era muito difícil consertar. Meu pneu e câmara são específicos para cadeira de rodas, e são difíceis de encontrar, então não seria possível fazer uma troca, pois não tinha esse produto específico na loja.

A opção oferecida, foi colocar um outro tipo de câmara, que não era a adequada, mas serviria para dar um pronto socorro, suficiente para eu voltar sozinho para meu carro. Isso poderia acontecer em qualquer lugar, então caso não tivesse alguém para me ajudar, minha saída seria pegar um táxi ou Uber para me levar até meu carro, ou mesmo poderia estar sem carro, então para me levar para casa.

Em casa, eu tenho uma cadeira de rodas reserva, o que já me ajudou bastante em situações de emergência. Também tinha uma câmara reserva para o pneu específico que eu uso, e com isso marquei um horário na Paraofinina Móvel para fazer a troca da câmara.

Um furo no pneu pode ser relativamente simples de consertar, para isso sempre existem locais para fazer isso. Mas pode não haver conserto, e o produto que precisa ser trocado, não ser algo fácil de se achar, então você pode cair numa cilada. Por isso, pessoas experientes, principalmente esportistas, aconselham a você sempre levar alguns materiais de reparo, como se fosse a caixa de primeiros socorros da sua cadeira de rodas, com chaves para apertar parafusos, câmara e bomba de ar, alicates, entre outras ferramentas.

Imagine você fazendo uma trilha na natureza e acontecer algo parecido com o que aconteceu comigo? Já vi alguns produtos que prometem dar esse primeiro socorro de forma mais simples, como uma espécie de spray que você injeta pelo bico, e ele acaba tapando provisoriamente o furo por dentro da câmara. Mais importante do que ter materiais, é preciso ter conhecimento e criatividade para se livrar de problemas imprevistos.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });