Síndrome de Down com autonomia no reality show “Expedição 21”

por | 27 nov, 2019 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

De 5 a 8 de novembro de 2018, 18 jovens com Síndrome de Down de diversas partes do Brasil, participaram da Primeira Imersão de Pessoas com Deficiência da América Latina.

O programa visa exercitar a autonomia e independência, com um treinamento de empoderamento e reconhecimento do sujeito, incluindo a oportunidade de aprender a morar sozinho. A iniciativa é do projeto Cromossomo 21, idealizado pelo Educador Social Alex Duarte, e também premiado diretor de cinema pelo filme “Cromossomo 21”.

“Muitas pessoas com deficiência encontram-se dependentes de outras pessoas para realizar inúmeras tarefas que exigem uma tomada de decisão. Se não tiverem a oportunidade de aprender fazendo, elas ficam excluídas de qualquer processo de participação social em condições de igualdade. A Expedição 21 veio mostrar o quanto é importante esse aprendizado na prática”, explicou Alex.

Mais do que isso, a Expedição 21 foi um treinamento disciplinar e motivador, dividido em equipes. Os participantes foram separados em 3 times: Autonomia (Equipe Amarela), Maturidade (Equipe Preta) e Protagonismo (Azul), e desde o momento em que entraram na casa, passaram por provas e tarefas que exigia responsabilidade, energia, trabalho em equipe, tomada de decisão e muita criatividade.

“Era um ambiente propício para o aprendizado, porque eles estavam se sentindo felizes e reconhecidos na casa. Isso só reforça o quanto o ambiente é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do sujeito”, garantiu Tânia Zambon, uma das especialistas que participaram na casa.

Entre as tarefas da Expedição, os grupos tiveram que planejar e criar estratégias para ir ao supermercado, montar o cardápio da janta ou do almoço, entender que alguns participantes tinham restrições e alergia alimentares, fazer a comida, limpar a casa, lidar com o dinheiro em equipe e dividir posições e os afazeres entre os participantes.

“Um dos desafios foi saber dividir o quarto, aprender a compartilhar o mesmo ambiente. Tiveram que ceder muitas vezes, abdicar de suas vontades para auxiliar o seu time e isso exige humildade e tolerância”, completou Alex.

Convidados especiais

Expedição 21 também recebeu especialistas na área de Direito e Deveres (Ludmila Hanisch), Comportamento nas Redes Sociais (Renato Passos), Moradia Independente (Flávia Poppe), Empoderamento e Coach (Tânia Zambon).

O bate papo reforçou o protagonismo dos jovens, que criaram perguntas curiosas e provocativas sobre aquilo que tinham interesse em saber. “Foi um complemento do que aprendemos aqui. Antes das visitas, o Alex pediu que as equipes formulassem perguntas sobre temas relacionado aos convidados e no qual tínhamos dúvidas. Isso nos ajudou muito”, contou a participante Fernanda Machado, de Porto Alegre.

MAIS DE 100 INSCRIÇÕES

A seleção para a Expedição contou com a inscrição gratuita de mais de 100 jovens. Os bastidores da experiência foram gravados e transformado em um documentário e em um livro.

“Depois da Expedição, comecei a colocar em prática o que aprendi em casa. Logo em seguida, tive uma conversa aberta com meus pais, e juntos decidimos que eu poderia ter a chance de iniciar uma experiência em morar sozinho”, revelou o participante Vinicius Streda. A partir de dezembro, Vinicius vai morar na antiga casa dos seus avós (inmemorian), numa decisão apoiada dos seus pais. “Eu sei que posso, agora é hora de executar”, garantiu.

Segundo Alex Duarte, a Expedição 21 não é um projeto com foco na moradia independente, e sim, uma experiência prática para exercitar a autonomia e protagonismo. “A saída do jovem de casa é um desafio para todos os envolvidos, e envolve uma série de fatores. A Expedição 21 estimula a autonomia e o poder de escolha, até porque nem todos os jovens desejam morar sozinhos, alguns anseiam dividir apartamento com amigos ou até morar com os avós. E Isso é o mais importante, o poder de decidir com responsabilidade e apoio”, completou.

Documentário Expedição 21

O Documentário é um mergulho pelos bastidores do Reality: Primeira Imersão de Pessoas com síndrome de Down da América Latina, criado para estimular a independência de pessoas com deficiência intelectual. Com duração de 64 min, o documentário mostra os bastidores dos 4 dias na casa da Expedição.

A produção contou com a participação dos principais especialistas da área da saúde e Educação do nosso país, entre eles o Phd e Médico Geneticista, Dr Zan Mustachi, o Neurocientista e Neuro Cirurgião Fernando Pinto Gomes, a Doutora em Educação e Pesquisadora Carina Streda e a Médica e Pesquisadora do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Brandão.

Palestra “Como Empoderar Pessoas com Deficiência”

O Shopping Villa Lobos em parceria com a ONG Serendipidade, irá realizar no dia 3 de dezembro, (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência), a palestra “Como Empoderar Pessoas com Deficiência”, com o Educador Social e diretor de cinema, Alex Duarte. Após a palestra, haverá a exibição do Documentário Expedição 21.

Alex Duarte traz uma experiência enriquecedora sobre como lidar com as diferenças, julgamentos e fortalecer nosso estado emocional. Alex trabalha o empoderamento pessoal, como buscar atitude mental positiva e ver a deficiência como algo que alavanca as oportunidades e jamais segrega as pessoas. A palestra é uma orientação de como gerir emoções, controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro. Alex também traz um conteúdo exclusivo da Expedição 21, com um estudo na prática sobre como o ambiente favorece o desenvolvimento de pessoas com deficiência.

Este evento foi idealizado e criado com a finalidade de informar famílias, profissionais, mídia e sociedade, através da palestra e Documentário, sobre o novo olhar para a inclusão. Evento Gratuito, faça sua inscrição no link a seguir https://forms.gle/UZ2UA4E9K16duLhE7

Dia: 3 de Dezembro
Horário: 17h30 às 20h
Endereço: Shopping VillaLobos – Teatro Opus, 4º Piso
Informações: Cromossomo 21 – [email protected]
Atendimento ao Cliente Shopping – VillaLobos [email protected]
(11) 3024 – 3738 ou 3024-3705

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });