Vantagens de usar cadeira motorizada. A independência ao mínimo esforço.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

28 de junho de 2021

Existem diversas vantagens de usar cadeira motorizada, mas a principal delas é a possibilidade de locomoção com o mínimo de esforço. Geralmente pessoas com um maior comprometimento físico necessitam de uma cadeira motorizada para ter independência, sem necessitar que um acompanhante ou cuidador empurrem sua cadeira de rodas. A cadeira motorizada também é utilizada por outros tipos de pessoa com deficiência, como por exemplo, quem possui paralisia cerebral, onde a coordenação para caminhar é difícil, e também por idosos, que já tem dificuldade para andar longas distâncias, da mesma forma que acontece com pessoas que tiveram Poliomielite.

Para quem precisa andar bastante, a cadeira motorizada é uma ótima opção. Muitas pessoas utilizam cadeira motorizada quando vão viajar, pois sabem que farão vários passeios e andando bastante. Vários lugares de grande porte, já oferecem cadeiras motorizadas como opcional de locomoção, como shopping centers, hipermercados, parques de diversão e eventos. Há também que utilize a cadeira motorizada, praticamente como um meio de transporte, deixando de lado o transporte público.

Um motor ajuda bastante também para vencer inclinações, pois mesmo sendo curtas, conseguir percorrer uma subida pode ser muito difícil e cansativo. E não é só a subida, pois apesar de não parecer, é preciso fazer força na descida para brecar a cadeira, e não deixar que ela corra sem controle. Então a cadeira motorizada tem um sistema de tração, como se ela sempre estivesse freada, e só se movimenta quando você acionar o comando, o que dá bastante segurança.

Além de economizar esforço, ela também ajuda a economizar tempo. Como o motor não cansa, é possível manter uma velocidade constante, mesmo depois de andar muito. Isso ajuda, por exemplo, em uma viagem, pois assim conseguimos visitar mais lugares em um só dia, por causa do desempenho da cadeira motorizada, e pode ajudar no rendimento do seu dia a dia também.

E se vamos percorrer grandes distâncias, o controle através de um joystick também traz vantagens. Ele preserva as mãos, pois não há necessidade de grande esforço, evitando calos e bolhas. Se mesmo ainda estiver machucando, é possível colocar uma proteção macia, como uma bola de espuma para aliviar o atrito.

Um caso de sucesso relacionado à cadeira motorizada, é da Senadora Mara Gabrilli, que devido a um acidente de carro, ficou tetraplégica e praticamente totalmente dependente. Mas depois de vários anos com muita fisioterapia e exercícios físicos, ela conseguiu recuperar parte dos movimentos da mão, o suficiente para controlar o joystick, e desde 2016 fez essa grande conquista para a independência.

E essa independência, além de algo importantíssimo para a autoestima, ajuda também às pessoas próximas. Dependendo da pessoa, ela também não tem condições de ajudar, e daí seria necessário contratar um cuidador, o que não é fácil e nem barato. Existem grupos de pessoas com deficiência que se encontram para atividades de lazer e turismo, e que acabam ficando na dependência da disponibilidade de alguém que as acompanhe. Podendo se locomover sozinho, essa dependência pode praticamente ser eliminada. Para a questão do transporte, já existem carros e táxis adaptados, onde é possível entrar sem sair de sua cadeira de rodas. Transportes públicos, também oferecem essa possibilidade, principalmente o exemplo do Metrrô de São Paulo.

Então graças ao joystick, a cadeira motorizada é controlada com apenas uma das mãos, você fica com a outra livre para utilizar. Ajuda muito quando você quer fazer algo enquanto se locomove, como por exemplo tomar uma bebida, ver o celular, tirar fotos e filmar ou andar de mãos dadas com sua namorada. Nas compras, ou se por algum motivo precisa carregar algum objeto, para mães e pais que tem bebês de colo, a cadeira motorizada ajuda bastante, dentro e fora de casa.

No mercado existem diferentes marcas e modelos de cadeira de rodas motorizada, e a maioria tem aparência parecida, executam as mesmas funções e são fabricadas de forma semelhante. O destaque vai para a Divinità, que é uma cadeira motorizada diferenciada, pelos seguintes motivos que conto a seguir.

A fabricante Green Innovation é uma empresa brasileira com matriz em São João do Sul/SC, o que facilita a compra e qualquer assistência dos produtos. A cadeira de rodas motorizada Divinità possui um design moderno e bonito, com uma estrutura enxuta, o que acaba diminuído o volume e peso, sem perder a qualidade e resistência. Bastante confortável, oferecendo 5 ângulos de ajuste da inclinação do encosto e uma suspensão dianteira com molas automotivas para diminuir trepidações.

A sua estrutura é bem simplificada, dobra em praticamente dois movimentos. Primeiro destravando pela parte traseira, e depois aproximando o assento do encosto, tudo isso em poucos segundos! Fica tão compacta, que cabe até num minúsculo porta-malas de fusca, além de muito leve, pesa somente 15 kg, enquanto a maioria costuma pesar acima de 50kg.

Possui um cabo que se conecta à base do joystick, e na outra ponta ficam duas saídas USB que você pode carregar seu celular, ou outro aparelho que precise de energia. Utiliza somente uma bateria que tem um tamanho super compacto. A autonomia é para mais de 24 horas interruptas ou até 18 Km, com vida útil de até 5 anos. Também tem 5 níveis de potência, com 70% a mais de potência quando comparado com motores com o mesmo número de W de potência. Além de tudo, possui acessórios opcionais únicos, como o Kit Cross, suporte para guarda-chuva, apoio de tronco entre vários outros.

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });