Viajando com a Divinità, a melhor cadeira motorizada para viagens

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

21 de abril de 2021

Viajar em cadeira de rodas chega a ser um desafio pelas inúmeras dificuldades que surgem por causa da falta de acessibilidade e inclusão. Mesmo assim, fazendo boas escolhas, é possível diminuir bastante os problemas, e desfrutar de uma viagem inesquecível.

A primeira coisa é se certificar que os locais que irá visitar e os serviços que irá utilizar, realmente são acessíveis para as suas necessidades. Mesmo assim, é sempre bom ter opções alternativas para se algo sair errado.

Ter bom acessórios e equipamentos também ajuda muito, no cotidiano e muito na viagem, onde você está em uma rotina totalmente diferente, e com isso é possível que isso vá exigir mais do seu esforço mental e físico, além do seu equipamento.

As pessoas que utilizam a cadeira de rodas de forma permanente, costumam dizer que ela é uma extensão do corpo. Então eu sempre aconselho, dentro das suas possibilidades, a não medir esforços ou economizar para ter uma cadeira de rodas de qualidade. Um bom equipamento faz muita diferença na vida de um cadeirante, e isso inclui as oportunidades de lazer e turismo.

As cadeiras motorizadas, costumam apresentar mais dificuldade em viagens, por diversas características que fazem parte dela. Mas o avanço da tecnologia também passou a pesquisar e fabricar modelos mais duráveis, potentes, leves, compactos e esteticamente mais bonitos, como a Divinità da Green Innovation.

As cadeiras motorizadas tradicionais, geralmente são grandes, e isso atrapalha bastante na mobilidade, para passar em espaços apertados e fazer manobras. A dificuldade também aparece quando pegamos um taxi, que dependendo do modelo tem um porta-malas muito pequeno. Então ter um modelo de cadeira motorizada mais compacta, irá ajudar bastante nessas situações. 

Homem em uma cadeira motorizada, numa área aberta gramada. Ao fundo, uma roda gigante iluminada e várias pessoas caminhando.
Homem em uma cadeira motorizada, em uma praça com a escultura da palavra Rock In Rio em vermelho atrás

Ainda aproveitando o exemplo acima, é importante que a cadeira motorizada seja fácil de desmontar ou dobrar. Isso não acontece com a maioria, pois tem sistemas complexos onde só uma pessoa que já conheça bem o equipamento, consegue fazer o processo de desmonte ou dobra. A Divinità possibilita dobrar a cadeira em poucos movimentos, deixando ela num volume compacto, e com a possibilidade de diminuir ainda mais caso necessário, desconectando alguns componentes.

Não é só o Brasil que tem terrenos acidentados onde é difícil passar com uma cadeira de rodas. Além disso, por mais acessível que seja o lugar, não é possível fugir da topografia do local, então provavelmente iremos encontrar subidas e decidas, algumas delas bastante íngremes. E para aguentar essas bruscas variações do piso, é necessário ter uma cadeira com um motor potente, pois isso vai ajudar na fluidez das visitas. Só para ter uma ídéia, a potência do motor da Divinità tem força para rebocar um fusca. Quando a circulação é difícil, o aproveitamento da viagem fica prejudicada. Para ajudar a minimizar as imperfeições do solo, a Divinità possui uma suspensão dianteira com molas automotivas, o que ajuda muito a amortecer as trepidações que tanto incomodam e até podem ser perigosas.

A bateria é um dos itens mais importantes de uma cadeira motorizada. Em viagens aéreas, é proibido o transporte de baterias líquidas, pois elas são inflamáveis. Mas a Divinità utiliza baterias de Lítio, com uma tecnologia que oferece mais durabilidade apesar do tamanho e peso menor, além da segurança. A durabilidade ajuda muito nos passeios, principalmente para quem tem um perfil de turista como eu, que gosta de aproveitar todo o dia circulando e conhecendo diferentes atrativos turísticos. O carregador bivolt te dá a segurança para conectar nas diversas tomadas ao redor do mundo, sem se preocupar com a voltagem. Nesse mesmo sistema elétrico, ainda existe uma saída onde você conecta um cabo para oferecer 2 saídas USB, podendo assim carregar seu celular. Em viagens, costumo utilizar muito o celular para me orientar, além de fazer inúmeros registros em foto e vídeo.

Mulher em uma cadeira motorizada à noite, abraçada à uma acompanhante de pé, numa praça com uma estátua e prédios ao fundo
Mulher em uma cadeira motorizada, com três acompanhantes de pé atrás, e ao fundo um canal de água com barcos, margeado por prédios e casas

As almofadas do assento e do encosto, são as partes que ficam mais diretamente em contato com o seu corpo, e uma das principais influências para o quesito conforto. Além disso, elas são importantes para evitar as temíveis úlceras de pressão, mais conhecidas como escaras. Por considerar um acessório fundamental, a Divinità já vem acompanhada de almofadas anatômicas com tecnologia anti escara. Pensando que você poderá ficar horas sentado fazendo seus passeios, este ítem é super importante.

Um acessório muito útil em viagens, que é oferecido pela Green Innovation aos clientes como presente, é a bolsa porta-objetos. Ela pode ficar pendurada no apoio de braço lateral, e facilitar para você ter à mão, itens que pode usar com frequência, como documentos, carteira, celular, guias e mapas de viagem, além de outros objetos pessoais. Eu costumo deixar também meu kit de cateterismo, e agora também um frasco de álcool gel.

O turismo acessível é uma atividade com inúmeras oportunidades, mas em parte também depende de nós estarmos preparados para diferentes situações, e saber lidar com as dificuldades da falta de acessibilidade. Para pessoas com maior comprometimento de mobilidade, sem dúvidas uma cadeira motorizada é a melhor opção em uma viagem. E o nível de aproveitamento da viagem, também tem uma relação muito grande com a qualidade desse equipamento. Então fica fácil entender, que para o seu cotidiano e também para suas viagens o mais importante é optar pelo melhor, escolha a Divinità.

Acessibilidade e inclusão

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário