As aplicações móveis apareceram para nos facilitar a vida a todos. Incluindo àqueles cuja vida tende a ser mais difícil. Isto porque deslocar-se por uma cidade — algo “normal” para a maioria das pessoas — pode ser uma autêntica aventura e um grande desafio para quem está dependente de uma cadeira de rodas.

Nesse sentido, uma empresa alemã sem fins lucrativos criou o Wheelmap, um mapa de acessibilidade para quem se desloca em cadeira de rodas e que, contasite Gizmodo, está a celebrar o quinto aniversário. Está disponível em 22 idiomas e tem versões para Android e iOS, bem como uma versão na web.

A aplicação é um mapa open-source que indica o estado de acessibilidade dos locais públicos nas redondezas. Nas versões mobile, utiliza o GPS do dispositivo para facilitar a orientação e como se trata de um projeto de desenvolvimento colaborativo, qualquer pessoa o pode editar e indicar se determinado local é acessível. E isto já foi feito mais de meio milhão de vezes, um pouco por todo o globo.

A interpretação da informação apresentada no mapa também é simples. Funciona através de um sistema de cores:

  • Cinzento: estado de acessibilidade desconhecido;
  • Vermelho: a entrada é íngreme ou tem degraus e as divisões não são acessíveis;
  • Amarelo: a entrada tem um degrau (máximo 7 cm de altura), a maioria das divisões não tem degraus, as casas de banho não são acessíveis;
  • Verde: entrada e divisões sem degraus e casas de banho acessíveis.

Desde o mês passado, o mapa passou a incluir uma funcionalidade direcionada especificamente à acessibilidade das casas de banho públicas. Porém, estas informações ainda não estão disponíveis nas aplicações móveis, estando apenas disponíveis na versão web.

Fonte: Observador

Pin It on Pinterest

Shares
Share This