Sinalização eletrônica ajuda deficientes visuais em meios de transporte

por | 23 maio, 2011 | Turismo Adaptado | 2 Comentários

Estava sendo testado nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói um equipamento produzido em Minas Gerais, que avisa  a pessoa com deficiência visual da chegada de seu ônibus no ponto. Algumas cidades já adotaram o equipamento nos ônibus urbanos. Trata-se de um aparelho que é colocado no ônibus e que se comunica com o aparelho que está nas mãos da pessoa com deficiência, anunciando a chegada do ônibus que ele deseja usar. A Vice-Presidente do Retina Rio,Gilzete Novaes, participou de um teste com este aparelho envolvendo a Fetranspor e a Secretaria de Acessibilidade de Niterói, na pessoa de Alessandro Camara.

Mas o teste de lançamento do projeto piloto “Mobilidade para Pessoas com Deficiência Visual” da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Fetranspor e Rio Ônibus, transformou a esperança de independência na locomoção das pessoas com deficiência visual em frustração.

O evento, programado para o Aterro do Flamengo, com almoço para os convidados no restaurante Porcão Rio’s, incluía uma demonstração do aparelho desenvolvido para conectar o deficiente visual ao ônibus através de sinal de rádio. A tecnologia já é aplicada em outros estados e envolveu, na fase de desenvolvimento no Rio, consulta a seis deficientes visuais – três cegos e três pessoas com baixa visão.

O sistema funciona com um transmissor portátil onde o deficiente programa a linha de ônibus desejada. Só uma linha pode ser escolhida, limitando as opções e aumentando o tempo de espera no ponto. Quando o ônibus se aproxima, um sinal de alerta é transmitido para o motorista, num aparelho receptor, de que há um deficiente visual esperando. Um alto-falante, no próprio ônibus, anuncia o número da linha para chamar a atenção do deficiente.

Na hora da demonstração, os deficientes visuais “consultores” do projeto, presentes ao evento, foram chamados para testar a nova tecnologia. Mas sequer receberam os novos aparelhos, como estava programado. Apenas um técnico da Fetranspor acionou o aviso sonoro que anuncia a linha do ônibus. Sem que o teste fosse realizado pelos deficientes visuais, a secretária Isabel Gimenes deu seguimento ao evento, perguntando se os convidados tinham dúvidas sobre o sistema.

Os deficientes visuais saí­ram do evento com a sensação de frustração com o projeto e sem data agendada para receberem os aparelhos que lhes foram prometidos. A incerteza aumenta com a indefinição sobre se os aparelhos a serem distribuí­dos para os deficientes visuais terão algum custo ou serão gratuitos.

DPS2000
O DPS2000® é um sistema pioneiro, concebido para possibilitar a deficientes visuais o acesso aos serviços de transporte público de forma autônoma e segura.

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=108WOTW0AaA&feature=player_embedded]

Fonte: Deficiente Ciente

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

2 Comentários

  1. EMILIA SANTOS

    Excelente projeto. Gostaria de saber o nome do autor do projeto.
    Obrigada !!!

    • Ricardo Shimosakai

      Infelizmente não sei lhe passar o nome do autor do projeto. Investigue no Google que você consegue chegar até ele
      obrigado

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });